Ainda não há comentários

Ainda sobre necessidades humanas

No post anterior
falamos sobre quais são as 6 necessidades humanas segundo Anthony Robbins (clique para ler: “As 6 necessidades humanas”). Conseguir satisfazê-las é algo tão importante para o ser humano que se uma mesma coisa ou pessoa for capaz de satisfazer três ou mais dessas necessidades nos tornaremos viciados ou dependentes dela.

Pensemos em um vício para exemplificar, o cigarro, por exemplo:

  • Conforto: o cigarro acalma porque a nicotina provoca mudanças no metabolismo cerebral em áreas associadas ao planejamento e ao processamento de estímulos emocionais;
  • Conexão: principalmente agora, com a proibição de fumar em lugares públicos, os fumantes se sentem muito mais conectados fazendo parte de um grupo cada vez mais excluído;
  • Significado: a maioria das pessoas começa a fumar para se destacar de alguma maneira, se afirmar em um grupo, parecer mais velha, mostrar rebeldia, independência, irreverência.

A nicotina é uma substância que causa grande dependência química, mas o fato de o cigarro ser responsável por satisfazer pelo menos 3 necessidades humanas causa uma dependência psicológica ainda mais terrível. É por isso que parar de fumar se mostra uma tarefa quase impossível para uma boa parte dos fumantes.

OK!
Pensemos agora em algo mais construtivo, como a relação mais que especial que a grande maioria das pessoas tem com suas mães:

  • Conforto: sua mãe provavelmente gastou boa parte do tempo dela tentando tornar sua vida mais estável e confortável;
  • Amor: salvo algumas pouquíssimas exceções, nossas mães nos fornecem amor incondicional;
  • Significado: para sua mãe você é a pessoa mais especial do mundo;
  • Crescimento: os principais aprendizados de nossa infância nos são passados pelas nossas mães.

Pois é, sua mãe é capaz de satisfazer 4 (ou talvez 5) das 6 necessidades humanas, não dá pra competir com ela…

Como você deve ter percebido com os dois exemplos acima, existem maneiras construtivas e destrutivas para satisfazer necessidades e cada um de nós faz escolhas diferentes e particulares para isso.

Vamos dar uma olhada em algumas maneiras usualmente utilizadas para satisfazermos essas necessidades.


Certeza e Conforto

Meios positivos: Fé (em Deus, no universo ou em si mesmo(a)), desenvolvimento de uma nova habilidade, domínio de alguma área específica, confiança, coragem, criatividade e inteligência. O dinheiro também é um meio de satisfazermos a necessidade de segurança.
Meios negativos: Desistência, procrastinação, comida em excesso, drogas, cigarro, álcool e tentar controlar as outras pessoas pelo poder.


Incerteza e variedade

Meios positivos: Viajar, aprender um novo idioma, superar desafios, criar novos objetivos, iniciar um empreendimento, aprender uma nova habilidade.
Meios negativos: Comida em excesso, drogas, álcool, cigarro, relacionamentos extraconjugais.


Significância

Meios positivos: Ser importante na vida de alguém (pela contribuição), modo de falar, modo de se vestir, graduação acadêmica, ser muito humilde pode dar significância, ter filhos (pelo menos na infância os filhos valorizam e admiram seus pais).
Meios negativos: Arrogância, dinheiro, poder, fama, criar uma identidade como “eu sou deprimido”, violência, ser integrante de gangues, prática do crime.


Amor e Conexão

Meios positivos: Apreciar a natureza, fazer uma oração, relacionar-se intimamente com alguém, cultivar amizades, conectar-se consigo mesmo(a), com o universo ou com Deus.
Meios negativos: Vício em jogos de azar, violência, sofrimento, depressão e outras doenças (a doença cria conexão e atenção amorosa, o que dificulta a recuperação e cura por causa deste ganho secundário).
Crescimento

Meios positivos: aprender um novo idioma, aprender uma nova habilidade, buscar novos conhecimentos, ler um livro, cursar uma faculdade ou pós-graduação, desenvolver-se espiritualmente.
Meios negativos: *
Contribuição

Meios positivos: ensinar o bem, ajudar a comunidade, realizar trabalho social, doar tempo ou dinheiro para uma causa ou evento, fazer diferença na vida de outra pessoa.
Meios negativos: *

*Como comentei no post anterior, as duas últimas necessidades (Crescimento e Contribuição) são chamadas de “Necessidades do Espírito”, e para supri-las é preciso trabalhar de maneira consciente. Esse processo impede que estas necessidades sejam satisfeitas por meios negativos.

Algo importante para lembrarmos é que somos nós que escolhemos a forma como iremos satisfazer nossas necessidades e não o oposto, portanto, devemos escolher a maneira mais harmoniosa possível que estiver ao nosso alcance.

Que tal começar a satisfazer uma necessidade humana agora mesmo?
Deixe um comentário contando pra gente qual sua estratégia para satisfazer suas necessidades essenciais utilizando apenas meios positivos e contribua com outros que irão ler esse post…

Post a comment