68

Missão pessoal: não dá para não ter

Não é incomum,
quando entramos em um estabelecimento qualquer, nos depararmos com uma placa na parede dizendo algo como: “Nossa missão é…”. Ou esbarrarmos em uma página na web que nos diz qual a missão de uma determinada empresa. Parece que as organizações já descobriram o poder de definir uma missão para que todos os funcionários sigam a mesma direção e compartilhem a mesma visão da empresa.

Acontece que uma declaração de missão não é importante apenas para as empresas. Nós, isso mesmo, eu e você, também podemos nos beneficiar muito de possuir uma missão pessoal. A missão é um norte, um guia que pode nos dar o caminho que vamos trilhar. Sua função é manter-nos na direção correta, evitando as frequentes distrações do dia-a-dia. Ela delimita nosso campo de ação, faz com que nos preocupemos com o que é realmente importante e descartemos o resto.

Missão pessoal é simplesmente aquilo que precisamos fazer para nos realizar como seres humanos completos. É entender o que faz cada um de nós acordar todas as manhãs. Uma vez que cada indivíduo é único, uma declaração de missão irá refletir sua unicidade, tanto na forma quanto no conteúdo.

Mas se isso é tão importante, como podemos saber ou descobrir a nossa missão pessoal?

Um primeiro passo possível para identificar sua missão pessoal seria encontrar a resposta para algumas perguntas como:

O que em sua vida está incompleto?
O que você gostaria de fazer para se considerar completamente realizado?
Quais são as coisas mais importantes da sua vida?
Como você gostaria de ser lembrado? Se você estivesse fazendo 100 anos hoje, o que você gostaria que seus amigos e familiares dissessem de você? Qual legado gostaria de deixar para as próximas gerações? Construiu uma vida digna de nota?

Outro raciocínio que nos ajuda a entender nossa missão é utilizar-nos de um questionamento “Para quê?” em forma de cascata.

Deixe-me dar um exemplo de como estes questionamentos podem ser feitos:
– Acordo todas as manhãs e vou trabalhar. Para quê?
– Para ganhar dinheiro e ter sucesso na carreira. Para quê?
– Para comprar o que quiser, ter segurança e dar conforto a minha família. Para quê?
– Para usufruir da vida de forma plena e me sentir realizado? Para quê?
E assim por diante, até que você chegue a um sentimento verdadeiro, profundo e motivador.

Escrever uma declaração de missão pessoal é simples, mas escrever uma boa declaração de missão pessoal, além de levar tempo, já não é tão simples assim. Por isso, uma serie de modelos foram criados com a intenção de auxiliar as pessoas a redigir sua missão pessoal.

Um modelo bastante difundido e conhecido é o que se segue:

1. Identifique seus talentos e habilidades: aponte coisas que você é naturalmente bom ou coisas que você gosta de fazer. O que as pessoas comentam de positivo sobre você, sobre suas características, sobre seus traços de personalidade?

2. Defina seus principais valores: podemos definir “valores” como tudo aquilo que acreditamos ser importante em nossas vivas e costumamos representá-los de maneira abstrata como: amor, honestidade, diversão, segurança, lealdade, amizade, etc. Os nossos valores norteiam nosso modo de viver e de caminhar, e exercem grande influência na forma como trilhamos os caminhos para alcançar nossos objetivos.

3. Determine seus objetivos: Por que você está escrevendo uma declaração de missão? Qual é o seu objetivo final? O que você pretende alcançar, utilizando seus talentos e seus valores?

Depois dos três passos definidos, preencha o modelo abaixo?

Minha missão é usar [talentos]
para atingir [objetivos],
baseado nos [valores].

Uma declaração de missão pessoal é feita para ser simples, mas deve descreve tudo o que você deseja alcançar de sua vida. Lembre-se que não existe missão certa nem errada, para que sua missão pessoal funcione, basta que ela cumpra a importante função de lhe inspirar e lhe impulsionar na realização de seus objetivos de vida.

Agora, que tal você seguir as dicas sugeridas neste post para criar uma super missão pessoal para você? Aproveite e compartilhe sua missão com a gente escrevendo-a nos comentários aqui da página…

Comments(68)

  1. Reply
    Daniela Branco disse

    Acredito que minha missão de vida é levar as pessoas a alcançarem o real propósito pelo qual foram criadas!!

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Oi Daniela.
      Sabe, sua missão tem bastante a ver com a minha.
      Será que podemos dizer que somos companheiros de missão?
      Se achar que vale a pena, você pode incorporar em sua missão quais são os seus talentos, suas habilidades, que lhe ajudarão a levar as pessoas ao propósito delas.
      Um abraço

  2. Reply
    Célia disse

    a minha vida e sustentada por uma fe que tenho em Deus,atraves dela consigo conciliar familia,trabalho e a minha vida pessoal. claro que as vezes surge situaçoes que me deixam embaraçada,mas nunca baixo a cabeça,estou sempre pronta pra começar de novo.
    minha missăo ė que atravės dessa fe ,eu possa me realizar profissionalmente,e principalmente no meu lado pessoal.eu acredito que a minha fe com a vontade de vencer,pode ser transformada, e que eu possa compartilhar com outras pessoas a minha historia de vida;de que nunca e tarde pra recomeçar.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Célia!
      A base da fé é acreditar, acreditar em Deus, em si, no outro, que vai dar certo, que seremos capazes, que a felicidade já chegou!
      E uma missão baseada nisso só pode ter começado bem…
      Eu tenho fé nisso, e você?
      Muito obrigado por dividir algo tão importante para você.
      Fique com Deus!

  3. Reply
    Heloiza disse

    Minha expectativa é trabalhar como palestrante e minha atração está no despertar e cultivar a autoconfiança. Assim procuro a conexão entre o interior e o exterior.
    A missão está relacionada com a evolução interior e o aprimoramento pessoal.
    Precisamos aprender a “despertar”e estimular os valores interiores, desenvolver a consciência da capacidade de realizar mudanças efetivas em nossas vidas,optando por escolhas bem definidas,vivendo em harmonia e buscando a paz.
    Tudo com base no potencial humano e na voz interior. Aprendendo com os diversos valores desenvolvemos a AUTOCONFIANÇA, ajudamos a outras pessoas e nos tornarmos protagonistas de nossas histórias.
    Ediberto, desculpa me estendi muito.
    O seu trabalho está sendo de grande valia para mim.
    Grande abraço.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Heloiza,
      Você tocou em um ponto muito interessante: a dualidade das coisas…
      A compreensão que não existe certo sem o errado, luz sem sombra, dia sem noite, interno sem externo é a base para uma experiência verdadeiramente completa e duradoura.
      Olhar apenas para fora não é a resposta, mas olhar apenas para dentro ignorando o mundo exterior também não.
      O segredo, como você muito sabiamente percebeu, está no equilíbrio entre as partes, por isso, adorei o caminho que escolheu, parabéns!
      Muito sucesso para você!

  4. Reply
    Adila disse

    Minha vida é baseada em uma pirâmide, onde Deus é o alicerce em seguida família e trabalho, no meu ponto de vista é o essencial para homem…
    Minha missão é cuidar do corpo e mente, para realização pessoal e profissional e no futuro gozar uma vida tranquila, saudável e estável.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Adila,
      Concordo com você…corpo e mente!
      O segredo está no equilíbrio, na união, na comunhão, na integração das partes que sozinhas são pouco, mas juntas, formam o todo!
      Um forte abraço.

  5. Reply
    Daniel disse

    Boa tarde Ediberto
    Quero compartilhar a minha missão:
    Usar da minha vivência de vida, da minha alegria e da minha fé para ajudar pessoas a se encontrarem e saírem de situações não favoráveis, desenvolver uma liderança baseada no Amor, proporcionando uma qualidade de vida melhor a minha família e a todos que convivem comigo.
    Acredito em mudança constante em minha missão.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Daniel,
      Experiência + Alegria + Fé, e tem jeito dessa conta dar errado?
      Sorte dos que vão receber esse pacote todo!
      Obrigado por dividir sua missão com a gente.
      Sucesso!

  6. Reply
    ALEXANDRA DE NOBREGA disse

    Missão…uma palavra tão pequena mas com grande força.
    Todos estamos nesse mundo com uma missão a cumprir, seja ela de grande ou pequena proporção. A minha é utilizar a força de vontade, capacidade, sabedoria e principalmente fé, para tornar-me melhor para comigo, para com meu próximo e para com meus objetivos, nesta ordem ou todos de uma só vez.
    Os valores que carrego comigo para cumprir minha missão, me foram passados por meus pais: caráter, honestidade, ética, sinceridade, entre outros. Coisas que não se compram e que uma vez adquiridas, não se perdem se vc manter o foco.
    Obrigada pelo feedback de tds os dias, seu trabalho é excelente. Que tenhas sucesso cada vez mais em sua jornada.

    Abço

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Alexandra,
      Com valores tão importantes como os que recebeu de seus pais, realmente não teria como não possuir uma missão igualmente valiosa, não é verdade?

      Aproveitando: agradeço os elogios!
      É muito bom saber que as informações que ofereço estão fazendo sentindo e sendo úteis para as pessoas…
      Felicidades!

  7. Reply
    Mayuri disse

    Você é um grande incentivador, digo isso, não só por suas matérias, também pelos feedbacks dos comentários com respostas mega incentivadoras e agregadoras. Adorei!

    Minha missão é usar minha determinação, foco, sensibilidade, responsabilidade, organização, inteligencia emocional, boa comunicação e liderança para me realizar como uma excelente profissional na minha área, me atualizando e estudando mais e mais, e assim me completando como pessoa. Tudo isso só será possível se houver a sinceridade, a fé, o amor ao próximo, honestidade e justiça.

    beijos.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Mayuri,

      Muito obrigado por seu comentário, você também é uma grande incentivadora já que me deu ainda mais motivação para continuar fazendo o que eu faço!
      Sobre sua missão, o que eu posso dizer… Que eu queria essa missão pra mim!!!
      Ficou muito boa, parabéns…

      Um beijo para você também.
      sucesso!

  8. Reply
    Karan disse

    Sempre tive dificuldades em montar a minha missão pessoal e esse post me ajudou muito na elaboração. Obrigado!

    Segue a minha missão pessoal:

    Usar a proatividade, solidariedade, dedicação e comunicação para ser feliz, cuidando da minha saúde, ajudando o próximo e em busca de uma evolução contínua. Baseado em: caráter, ética, amor, honestidade, amizade e justiça.

    Obs: Pretendo revisar a missão periodicamente.
    Abraço.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Parabéns pela missão Karan, ficou ótima!!!
      Sobre revisá-la periodicamente, é uma excelente ideia, nossa missão não é imutável ou uma verdade absoluta.
      Com o tempo nossos objetivos mudam, nossos valores mudam e nossa missão tente a acompanhar essas mudanças.
      Fiquei feliz em saber que o texto lhe ajudou a visualizar um pouco melhor a direção a seguir.

      Muito boa sorte nessa viagem.
      Um abraço

  9. Reply
    Diana disse

    Adorei todos os comentários me ajudou bastante a desenvolver e enriquecer na minha missão!!!

    Evoluir pessoalmente e profissionalmente para proporcionar uma vida melhor para minha família é usar a comunicação, inteligência emocional, perseverança, organização e capacidade em gestão para ser uma gestora que se comunicam com o mundo ao seu redor, de modo que gere relacionamentos saudáveis e duradouros, assim desenvolvendo pessoas ao longo do tempo, baseado na minha integridade, autoconfiança, autonomia espírito de liderança, para atingir o sucesso profissional e pessoal, justiça. E sobre tudo guarda a mina fé.

    Sucesso a todos
    Bjs

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      UAU Diana! Você tem bastante trabalho pela frente, mas tenho certeza que irá tirar de letra.
      Afinal de contas, você quer se comunicar com o mundo e é justamente conversando que a gente se entende, certo?
      O que mais gostei é que você realmente pensou em todo os detalhes…
      É isso aí, Sucesso!

  10. Reply
    Tatiane dos Santos Pedro disse

    Uau suei a camisa para conseguir escrever minha missão, olha q várias pessoas ja haviam me cobrado e várias outras eu ja tinha ouvido falar sobre as suas….
    lendo seu artigo ficou fácil mesmo, levei hrs para encaixar as palavras, se houver algo q possa ser melhorado estou pronta a ouvir….

    Minha missão e ser uma pessoa dedicada, comunicativa, proativa, e que minha simplicidade e realizações estejam sempre baseadas nos princípios divinos, no amor a família, na honestidade, servindo de inspiração, e que assim eu consiga transmitir ao próximo, paz, amor e leveza.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Oi Tatiane,
      Que bom que o texto ajudou você!
      Claro que queremos que nossa missão fique o mais perfeita possível, afinal ela simboliza nossa jornada, mas o que realmente importa é que você olhe para ela e seu coração se alegre por saber que esse é o seu caminho! E eu posso apostar que seu coração deve ter aberto um “sorrisão”, o meu abriria…
      Forte abraço!

  11. Reply
    Silvano disse

    Minha missão é ” Evoluir pessoalmente e profissionalmente para proporcionar uma vida melhor para minha família”.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Silvano,
      Como já disse em um dos comentários aqui para baixo, sua missão também serviria como uma luva para mim.
      Nada me impulsiona e me motiva mais que minha família. É por eles, ou melhor, por elas, que faço tudo que faço!
      Estamos juntos nessa!!!!
      Sucesso em sua jornada.

  12. Reply
    Fernanda disse

    Caramba, esse texto me ajudou muito. Já estava desesperada pensando que eu não tinha uma missão, dá pra acreditar? Texto bastante esclarecedor, parabéns e o feedback nos comentários é super bacana.
    Bem, essa é a minha missão:
    “Minha missão é usar a criatividade, bom humor e boa escrita para ajudar as pessoas, proporcionando-lhes alegria em seu dia a dia e esperança, baseada na empatia, fé, paciência, humildade e honestidade.”

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Putz Fernanda, você não faz ideia de como seu comentário me deixou feliz.
      Já havia recebido feedbacks sobre o texto, mas sobre meus comentários ainda não.
      É muito bacana saber que o que estou devolvendo para as pessoas está fazendo sentido…

      Bom, sobre sua missão a única coisa que posso dizer é: tem como, com habilidades tão incríveis como essas, não levar alegria e esperança para as pessoas?
      Essa missão já está no papo! Ehehehe
      Vai ser uma barbada…
      Tudo de bom!

  13. Reply
    Magnólia disse

    Ainda teno duvidas sobre como estruturar minha missão, mas o que quero é isso, ajudar ao próximo tanto na minha profissão, como a amigos e familiares.

    Minha missão usar da sensibilidade e percepção ao lidar com pessoas (familiares, amigos e clientes), para contribuir no seu bem estar, assim como auxiliar em suas decisões, apoiando na realização de seus sonhos, no desenvolvimento pessoal e profissional, transmitindo sempre serenidade, felicidade, ética, respeito, confiança e acima de tudo fé, e com isso conseguir satisfação pessoal e realização profissional.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Oi Magnólia,

      Não se preocupe em criar uma missão exatamente como a fórmula que sugeri no artigo, ela está lá para ajudar, para servir de guia, apenas isso.
      O que importa mesmo é que sua missão faça sentido para você…
      E posso apostar que a missão que você escreveu fez sentido sim para você!
      Como eu sei disso? Por que fez sentido até para mim…
      Sucesso!

  14. Reply
    Rosangela disse

    Minha missão é usar minha simpática e comunicativa para ofertar cursos de qualidade e poder trabalhar como palestrante baseado nos valores da honestidade, amor, perseverança, amizade, confiança, diversão e sabedoria.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Rosangela,

      Cursos e Palestras, hein?
      Que bacana, então temos interesses em comum…

      Sobre sua missão, se me permite um “pitaco”, faria um pequeno ajuste: no lugar de “usar minha simpática e comunicativa” mudaria para “usar minha simpatia e habilidade em comunicação”.
      O que acha?

      Um abraço!

  15. Reply
    Myrna Sampaio disse

    A minha ficou assim:
    Minha missão é usar minha simpatia, competência, dedicação e criatividade para atingir sucesso nas relações familiar e profissional baseado na honestidade, sinceridade, responsabilidade, comprometimento e respeito pelo outro.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Myrna,

      Com valores tão sólidos como estes só poderia sair coisa boa mesmo.
      Parabéns pela missão!
      Obrigado por dividi-la com a gente…
      Sucesso!

  16. Reply
    Ludmila disse

    Adoreiiiiiii precisava de um site assim pra me ajudar.

    A minha missão ficou assim, só não sei se esta bom.

    Minha missão é usar os conhecimentos adquiridos no curso de administração, para uma conquista pessoal e profissional com ética e responsabilidade.

    valeu

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Ludmila,

      E eu adoreiiiii que você gostou do site.
      Espero, de verdade, que os posts façam sentido para você e que o conteúdo te ajude a atingir cada um dos seus sonhos…
      Sobre sua missão? Acertou na mosca….
      Parabéns!

  17. Reply
    Leonardo disse

    Boa noite!

    Acabo de ler seu post e gostei muito. estava quebrando a cabeça para escrever uma missão aqui, e no fundo estava sentindo ela muito pesada, como se fosse passar a minha vida vivendo somente para os outros. Agora acredito que ela ficou muito boa. Escrevo abaixo e peço sugestões para possíveis melhoras.

    “Minha missão é usar de sensibilidade, proatividade, capacidade analítica, poder de argumentação e raciocínio lógico para atingir a auto realização e o contínuo desenvolvimento pessoal e profissional baseado na ética, justiça, coerência e sensatez.”

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Leonardo,

      Não dá para melhorar o que está perfeito…ehehehehe! Tecnicamente, sua missão está muito boa, não tenho absolutamente nada a acrescentar.
      Agora, o mais importante mesmo é você olhar para a sua missão e sentir que será feliz percorrendo esse caminho…

      Muito obrigado por dividir sua missão com a gente.
      Sucesso!

  18. Reply
    FERNANDA disse

    Olá Ediberto,
    Sensacional o seu artigo me ajudou muito, deu um norte. Até escrevi minha missão, olha ai:
    “Minha missão é usar a criatividade, comunicação e conhecimentos adquiridos, para uma contínua evolução pessoal e realização profissional baseada no respeito, fé, transparência, atitude e comprometimento.”

    Forte abraço!

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Oi Fernanda,
      Que bom que o artigo ajudou a clarear as coisas!
      Parabéns pela missão, ficou ótima…

      Agora é só manter a mira e seguir adiante.
      Sucesso!

  19. Reply
    Eduardo Sganzerla disse

    Ediberto,
    Em primeiro lugar meus parabéns pelo artigo, também sou coach e estava buscando mais informações para aplicar com ainda mais consistência a ferramenta de missão, achei a sua explicação muito bem formulada e com informações riquíssimas.
    Deixo a minha missão (2015) baseado na sua forma também:

    Minha missão é ouvir pessoas, aprender com elas e ajuda-las na descoberta de novas soluções para me tornar um tornar um Coach reconhecido na região do Vale do Sinos com muito respeito, contribuição, segurança e crescimento continuo para mim e para meus Coachees.

    Abraços

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Opa! Um colega de profissão…

      Eduardo, seja muito bem-vindo!
      Fico muito satisfeito em saber que meu texto acrescentou algo para você.

      Excelente missão, parabéns!
      Obrigado por dividi-la conosco.
      Sucesso!

  20. Reply
    Jef Alessandro disse

    Parabéns pela postagem.
    Este post junto com os artigos e livros do Tom Coelho, estão me ajudando a desenvolver meu planejamento pessoal.
    Segue o resultado do exercício:
    Minha missão é usar a comunicação, inteligência emocional, perseverança, organização e capacidade em gestão para ser gestor de como as pessoas se comunicam com o mundo ao seu redor, de modo que gere relacionamentos saudáveis e duradouros, baseado na minha integridade, autoconfiança, autonomia, liderança, partilha e justiça.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Jef,

      Muito obrigado por seu comentário e parabéns pela missão.
      É uma grande satisfação saber que de alguma forma o texto contribuiu com seu planejamento pessoal.

      Fique a vontade para passear pelo blog, espero que você encontre outras posts uteis para você.
      Um forte abraço!

  21. Reply
    Almir Carvalho disse

    Realmente, nós profissionais, dedicamos bastante tempo elaborando e seguindo a missão das corporações onde trabalhamos e por vezes esquecemos da ‘missão pessoal’! A minha missão é: Aliar a criatividade, flexibilidade e atenção com a facilidade de aprender e ensinar, visando atingir as realizações pessoais e profissionais, auxiliando aos demais nas suas missões.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Almir,

      Ótima constatação e uma missão melhor ainda!
      Obrigado por mostra-la pra gente.
      Sucesso!

  22. Reply
    Michele disse

    Adorei a dica, o meu ficou assim: “Minha missão é usar meu bom humor, criatividade, facilidade de comunicação e espírito de liderança, para atingir o sucesso profissional e pessoal, baseado na honestidade, responsabilidade, amor, felicidade e atitude.”

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Oi Michele,

      Nada como o bom humor e a leveza, não é verdade?
      Parabéns pela excelente missão…
      Obrigado por deixar seu comentário!
      Grande abraço!

  23. Reply
    Janaína Santoandréa disse

    Minha missão é buscar continuamente a evolução pessoal e realização profissional, adquirindo e compartilhando experiências e conhecimentos, baseada na ética, respeito, comunicação, confiança e fé.

    Adorei a matéria. Me ajudou muito e analisar vários pontos da minha vida. Achei que seria mais fácil escrever minha missão. Acho que foi um excelente exercício de auto-conhecimento.
    Obrigada!

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      É isso aí Janaína, você matou a charada…
      O grande segredo aqui é: Autoconhecimento!
      Quanto melhor nos conhecermos, mas competentes, eficazes, realizados e felizes seremos!
      Portanto, se propor a fazer exercícios que lhe tragam clareza sobre você mesma é uma maneira excelente de investir seu tempo e raciocínio.

      Ótima missão, parabéns.
      Sucesso!

  24. Reply
    oberdan disse

    minha missão é ser referencia para minha família com simplicidade e dedicação.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Concordo com você Oberdan,
      a família vem sempre em primeiro lugar…
      Sensacional você tê-la incluído em sua missão, parabéns!
      Grande abraço!

  25. Reply
    Felipe disse

    Sou muito ligado a minha família, sou empenhado aos desafios ou atividades proposta. Gostaria que me desse uma ideia de missão já tenho uma.
    “Usar da minha confiança, responsabilidade e conhecimento para atingir minhas realizações pessoais e financeiras podendo dar a minha família e aos próximos um ambiente melhor de conforto e felicidade, baseado no respeito, honestidade e alegria.”

    E de final queria parabenizar pela matéria muito esclarecedor sobre o assunto.. Meus Parabéns.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Obrigado pelo comentário Felipe.

      Também tenho um forte vínculo com minha família, é meu primeiro e principal valor na vida.
      Levanto todos os dias pela manhã focado em oferecer amor, conforto e segurança para minha esposa e filhas, portanto lhe entendo perfeitamente!
      Muito obrigado por você ter dividido com a gente sua missão.
      Grande abraço!

  26. Reply
    Graco Aurélio disse

    Minha missão é: servir ao próximo, principalmente na área industrial, não deixando de lado o companheirismo dos mais próximos. Abraços.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Graco,
      É realmente muito nobre ter como missão servir ao próximo, meus parabéns!
      Se me permite uma sugestão, para que sua declaração fique ainda mais completa, você poderia incluir nela, quais serão os seus talentos ou habilidades que usará para isso.
      Muito obrigado por dividir sua missão com a gente.
      Um forte abraço

  27. Reply
    Mary disse

    Usar minha criatividade, otimismo e atenção para contribuir e despertar o interesse do outro a vontade do desenvovilmento pessoal e profissional, com base na honestidade, bom humor e bem estar do proximo.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Ótimo exercício Mary! Gostei de ver…
      Muito obrigado por participar com sua missão.
      Um forte abraço.
      Sucesso para você!

  28. Reply
    Leonardo Ferreira disse

    Minha missão “Ser dedicado, responsável e honesto, contribuir para o conhecimento do próximo, ser companheiro. Pretendo contribuir para o bem estar da minha família e das pessoas mais próximas, procurando sempre estar feliz e transmitir essa felicidade ao próximo”. Abraços!!!

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      É isso aí Leonardo!
      Tem coisa melhor que estar feliz e contagiar todo mundo com nossa alegria?

      Muito obrigado por dividir sua missão com a gente.
      Um grande abraço e tudo de bom para você!

  29. Reply
    Schirllei Alvino disse

    Muito boa as dicas. Minha missão: Usar a comunicação, criatividade e o meu entusiasmo para despertar nas Pessoas o desejo em desenvolver-se através do auto conhecimento e vocação para atingir seus sonhos, baseado na transparência, simplicidade e bom humor.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Ótimo trabalho Schirllei, simplesmente adorei sua missão!
      Fico feliz em saber que o texto ajudou você a pensar sobre o assunto.
      Muito obrigado por dividir sua missão coma a gente.

      Um forte abraço
      Felicidades!

  30. Reply
    Fernanda disse

    Posso dizer que a minha missao é ser feliz? E a partir dai gerir minha vida nessa direção? (se puder me responder no email ficarei grata)

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Fernanda, obrigado pelo comentário.
      No fundo, acredito que todos desejamos a felicidade em nossas vidas, não é mesmo?
      Talvez, um exercício interessante para deixar a sua missão mais específica, seria responder, o que você gostaria de fazer durante a vida e que deixaria você muito feliz?

      Um grande abraço
      Sucesso!

  31. Reply
    Taua Hiuri disse

    Muito bom o post ta de parabéns. !!!!

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Muito Obrigado Taua!
      Fico feliz que tenha gostado…
      Um abraço!

  32. Reply
    Josy Marinho disse

    Fiz o exercício passo a passo e descobri minha missão, agora de acordo com o modelo proposto, ficou assim:
    MINHA MISSÃO É USAR a comunicação, a criatividade, a facilidade de aprender e ensinar PARA ATINGIR realizações pessoais e financeiras, ajudando outras pssoas a fazerem o mesmo e obterem sucesso, BASEADO NA honestidade, ética, lealdade, responsabilidade e amizade.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      UAU! Sua missão ficou ótima Josy…
      Agora você já tem sua bússola apontando para o norte.
      Quando ficar em dúvida se deve ou não seguir um certo caminho, basta analisar se esse caminho contempla ou não sua missão.
      Parabéns!

  33. Reply
    Misrain disse

    Adorei essa matéria! Vocês realmente através da mesma nos leva a refletir. Vou levar isso para a sala de aula. Estamos refletindo sobre isso, claro, dando o crédito de vocês. 🙂

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Misrain,
      Fico muito feliz em saber que gostou do post. Fique a vontade para usá-la na sala de aula e onde mais quiser e achar que pode ser útil.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Sucesso!

  34. Reply
    João Pedro Nunes disse

    Adorei a matéria, e creio que todos precisamos de missão.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      É isso mesmo João Pedro, ter uma missão pessoal é muito importante. Com um norte claro, fica mais fácil decidirmos quais tarefas realmente importam, ou seja, conseguimos perceber de maneira mais nítida se nossas ações estão nos aproximando ou nos afastando de nossos objetivos de vida.

      Obrigado por dividir sua opinião com a gente.
      Sucesso!

Post a comment