17

10 dicas para melhorar a Inteligência Emocional de sua família.

Os seres humanos são seres emocionais e, exatamente por isso, as emoções exercem um enorme poder sobre nossas condutas, ideias e crenças. As emoções dirigem nossa forma de ser e nossa maneira de agir, o que as torna peças chave em nossas relações e interações com os outros. Dentro da família, o estado emocional de cada um dos membros vai determinar o tipo de vínculo e o tipo de relação existentes, o que certamente acabará por influenciar as emoções e os comportamentos dos outros integrantes.

A família é geralmente imersa em uma cadeia emocional contínua e constante. É essencial examinar nossas emoções e como as expressamos, já que o clima familiar é determinado por aquilo que sentimos e pela maneira que exteriorizamos nossos sentimentos.

Quando os membros de uma família são capazes de identificar seus estados emocionais e gerencia-los sem deixar que estas emoções os guiem, cria-se um clima familiar são, saudável e repleto de emoções positivas. Este clima positivo é fundamental para o bem estar dos membros da família e para a educação dos filhos.

Quando qualquer um dos membros da família experimenta uma emoção, alguns comportamentos normalmente dirigidos por essa emoção também aparecerão. Assim, a tristeza, a raiva ou o medo por exemplo, acabarão por desencadear comportamentos como a agressividade, a gritaria, a desaprovação, a falta de empatia ou o desinteresse. Em contra partida, quando experimentamos emoções como a alegria e o afeto, surgem outros tipos de conduta como o riso, o carinho, o cuidado ou o interesse. Em ambos os casos, os comportamentos desencadeados pelas emoções equivalentes afetam os outros membros da família, gerando neles emoções que também irão desencadear comportamentos que novamente irão impactar todos os membros da família, desencadeando uma espiral emocional que constitui toda a base do clima familiar.

É muito importante, portanto, desenvolver a Inteligência Emocional dentro do ambiente familiar e aprender a expressar emoções e gerenciá-las de maneira adequada, de modo que os membros da família sejam capazes de demonstram comportamentos como escuta, respeito, compreensão, cuidado, carinho, aprovação, etc.

Por isso, abaixo descrevo dez dicas que irão ajudar você e sua família a desfrutar de um ambiente saudável, feliz e harmonioso.

  1. Aprenda a identificar e reconhecer suas emoções. Quais são os gatilhos que disparam seus diferentes estados emocionais? Por que eles acontecem? Como você se sente nestes momentos? Que tipo de comportamentos suas emoções desencadeiam?
  2. Expresse suas emoções a seus familiares. Diga a seus familiares como se sente, mas de maneira calma e confiante. É muito melhor explicar que está com raiva ou triste e o porquê, do que responder aos gritos sem que eles entendam qual o motivo dessa atitude.
  3. Conheça sua família e aprenda a perceber qual o estado emocional deles, como eles se sentem. Desenvolva sua empatia e a compreensão com os outros.
  4. Desenvolva um estilo de comunicação positivo. Escute os outros, deixem que expressem suas emoções, que contem como se sentem (não julgue ou subestime, é importante que eles se sintam confiantes para expressarem-se). Seja assertivo(a) para se comunicar, expresse-se sem ofender, peça respeito e respeite os demais.
  5. Cuide de sua autoestima e da dos demais membros de sua família. Não os ataque com comentários ou comportamentos guiados por emoções negativas.
  6. Expresse seu amor e seu afeto. Não economize nos gestos e palavras de carinho, todas as pessoas precisam de amor, carinho e atenção.
  7. Crie um clima positivo. Seja bem humorado(a), sorria e faça brincadeiras, não dê tanto peso às ações de seus familiares, leve as coisas mais na esportiva.
  8. Seja tolerante e respeitoso(a). Compreenda que em uma família, como em qualquer outro tipo de relacionamento, existem pessoas diferentes, com seus gostos, maneiras de agir e de pensar. Aceite que a tolerância e o respeito são fundamentais para evitar conflitos e que são justamente as diferenças que nos enriquece e nos completa.
  9. Dê espaço. É importante que cada membro da família tenha seu próprio espaço, onde possa desenvolver-se como indivíduo.
  10. Incentive e promova conversas e atividades em família. Programe passeios de vez em quando ou simplesmente desligue a televisão na hora das refeições e use desses momentos para conversar.

 

Exercitando estes dez comportamentos diariamente, tenho certeza, você será capaz de desenvolver não só a sua Inteligência Emocional, como irá ensinar (pelo exemplo) aos seus familiares como conseguir a mesma coisa. Isso não só mudará completamente a relação familiar de vocês, como irá preparar a todos para conseguirem relacionamentos muito mais duradouros e harmoniosos em todas as esferas da vida de cada um.

É muito bom poder fazer a diferença na vida de quem a gente ama, não é verdade?
Agora que você já sabe o caminho, mãos à obra!

 

____________________________

Caso tenha se interessado pelo tema “Inteligência Emocional”, e queira saber mais sobre o assunto, baixe gratuitamente o ebook em pdf que fiz clicando no botão abaixo. Nele, explico o que é Inteligência Emocional, quais os 10 indicadores de uma pessoa inteligente emocionalmente, além de ensinar alguns exercícios para aumentar seu quoeficiente emocional.

bt_pdf

Comments(17)

  1. Reply
    Thais disse

    Para ter harmonia familiar tem que partir de alguém , esse alguém será eu. Espero que tenha êxito. vou seguir o raciocínio que um mudando , chama atenção dos outros para melhor. Vou tentar. Será um desafio mas com certeza coias boas irão fluir.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Thais,
      Assumir a responsabilidade para si é a melhor (senão a única) maneira de conseguir a mudança desejada.
      Você está no caminho certo!
      Parabéns pela iniciativa.

  2. Reply
    Daniela Branco disse

    Gerenciar as emoções em meu ambiente familiar tem sido a experiência mais desafiadora e resultante no nosso convívio do lar!!!

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Daniela,
      E pode acreditar que você não está sozinha nessa…
      O ambiente familiar é, no geral, o local onde somos mais exigidos, mas também onde somos mais amados.
      Exatamente por isso, nunca é uma tarefa fácil! kkkkk
      Obrigado por seu comentário.

  3. Reply
    Luiz Carvalho Junior disse

    Infelizmente por muitas vezes é difícil manter-se calmo ou ser afetuoso no ambiente familiar devido aos conflitos que se arrastam por tempos. Mas irei tentar colocar essas valiosas dicas em prática pois não há dúvidas do amor que envolve toda relação familiar!

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Luiz,
      O primeiro passo você já deu: decidiu fazer algo diferente.
      As relações humanas nunca são fáceis!
      E quanto mais próximas, maior o número de situações, interpretações, emoções, distrações…
      Pense nisso como um processo onde todos só têm a ganhar.
      Como diz o ditado chinês, até uma jornada de mil léguas começa com um único passo!
      Felicidades!

  4. Reply
    Nayra disse

    Gostaria de alguns fontes bibliográficas do conteúdo do e – book, faço administração e estou fazendo TCC (monografia) sobre Inteligencia Emocional No Trabalho. gostei muito do seu e book. Estou com apenas 3 fontes bibliográficas, queria mais algumas referências para ampliar minha pesquisa a respeito do tema. desde já agradeço.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Nayra,
      Fico feliz que tenha gostado do e-book, costumo receber bons feedbacks dele.
      Sobre as referencias que precisa, tenho estudado bastante sobre o assunto, já faz algum tempo, e acredito que posso ajuda-la com algumas fontes sim.
      Vou te mandar um e-mail e continuamos a conversa por lá, ok?
      Mais uma vez agradeço seu comentário.
      Boa sorte em seu TCC!

  5. Reply
    MARIA DA CONCEIÇÃO disse

    MUITAS FAMÍLIAS ESTÃO PRECISANDO DISSO NESTE MOMENTO.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Maria da Conceição,

      Concordo com você!
      Muito obrigado por participar do blog dando sua opinião.
      Um abraço

  6. Reply
    Adelio Barbosa disse

    Muito bom Mr.coach, essas dicas eram tudo que eu precisava para edificar e fortalecer meu lar pois vou tentar seguir à risca todas essas 10 dicas (por em prática) e assim poder passar como exemplo pros meus filhos esposa e familiares em geral, obrigado é disso que o mundo precisa pra ser feliz cada um ocupando seu espaço sem sufocar o outro vou usar essas 10 dicas como se fosse uma psicoterapia tenho certeza que dará certo …aprendendo a trabalhar com minha “inteligência emocional”

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Adelio,

      Fico muito feliz em saber que está disposto a investir tempo para se desenvolver, fortalecer seu casamento e melhorar a relação com sua família. É assim que se fala…
      Com toda essa determinação que está mostrando, tenho certeza que todos a sua volta ganharão muito.
      Parabéns pela iniciativa e por dividi-la com a gente.
      Um forte abraço e muito boa sorte!

  7. Reply
    Adelio Barbosa disse

    Uma ótima dica para fortalecer um cansamento e edificar um lar vou tentar seguir à risca pois tudo que li se encaixa perfeitamente em mim obrigado era disso que eu estava precisando..

  8. Reply
    Juliano Borges disse

    Excelentes dicas! Afinal, como dizem, são justamente as pessoas mais próximas e mais amadas as que mais nos decepcionam. Isso porque o impacto é maior, mais intenso. Assim, como também é verdade que não importa o que fazem conosco e sim o que fazemos do que fazem conosco.
    Colocar em práticas as 10 dicas supracitadas, certamente, aprimorará o relacionamento em família. Meu muito obrigado pelas dicas.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Pois é Juliano, não somos capazes de mudar os outros, apenas nós mesmos.
      O mais interessante disso tudo é que quando mudamos nós mesmos, por reação, acabamos mudando os outros também.
      Espero que realmente coloque as dicas em prática e que sejam uteis para você e sua família.
      Agradeço muito pelo comentário.
      Sucesso!

  9. Reply
    leonice disse

    Achei muito lega as dicas e gostei do site.
    Com certeza vai me ajudar com meus clientes nas sessões de todos os seguimentos.
    Obrigado.

    • Ediberto Santos
      Reply
      Ediberto Santos disse

      Olá Leonice,
      Que bom que o texto fez sentido para você.
      Espero que estas dicas realmente possam ajudar!
      Muito Obrigado pelo comentário.
      Um forte abraço…

Post a comment